
Em 2008, a comunidade japonesa no Brasil celebra os 100 anos de imigração aqui em nosso país. As comemorações, que envolvem eventos culturais, incluiram a visita do príncipe japonês ao Brasil.

O marco do início da imigração japonesa foi a chegada do navio Kasato Maru no Porto de Santos, em 18 de junho de 1908. As razões da imigração foram uma crise de terras no Japão, ocasionando poucas vagas de emprego para os japoneses, que se viram obrigados a deixar o Japão. Como o Brasil tinha carência, na época, de trabalhadores da agricultura, devido à abolição da escravatura, começou a empregar imigrantes para trabalhar na terra. Entre esses imigrantes, estavam os japoneses.

Desde então, os japoneses passaram também a fazer parte importante da composição dessa miscigenação que forma o povo brasileiro.

Atualmente, percebe-se que os japoneses influenciaram até em nossos hábitos e nossa cultura. Entre as influências culturais que eles nos trouxeram, estão a culinária, a tecnologia, o esporte, e as artes.



Cresceu muito o consumo de comida japonesa (sushi e sashimi, por exemplo) por não-descendentes de nipônicos. Além disso, quem nunca cantou em um karaokê ou leu um mangá, assistiu um anime ou jogou Nintendo ou Playstation?


E entre os esportes, destacam-se o karatê, o judô e o kung-fu, muito praticados por brasileiros.

Por tudo isso, é merecida a homenagem que está sendo prestada ao povo japonês e a comunidade japonesa no Brasil, pois eles ajudaram o nosso país a ficar ainda mais rico culturalmente.