
Como este é um ano de eleições, acho oportuno falar de um assunto sério, mas que infelizmente as pessoas não dão a devida importância. O voto para representantes do poder legislativo( no caso deste ano de 2008, vereadores).
Nota-se, que, culturalmente, brasileiro só dá importância ao voto para representantes do poder executivo (no caso das eleições deste ano, prefeitos) e é mais criterioso na escolha dele. Isso se deve a educação positivista que tivemos na infância, que valorizava os ditos "heróis nacionais". Por isso o brasileiro espera que um "salvador da pátria" assuma o poder e resolva os problemas do nosso Brasil varonil. Entretanto, negligenciam o voto para legisladores (que são em maior número e que tem sempre um maior número de candidatos). Geralmente esse voto é dado para políticos de bairro, parentes, amigos, professores e, o mais preocupante, aquele que troca o voto por alguma benfeitoria, mínima que seja, ou até brindes e presentinhos ordinários, como camiseta, chaveiro e dentaduras.
Outro fator que faz com que muitos eleitores negligenciem o voto aos legisladores é o fato de ter de votar em alguém, pois o voto é obrigatório. E, como muitos eleitores não conhecem ou tem dúvidas a respeito de voto nulo e voto em branco (confesso que eu mesmo as tenho), votam em qualquer um, ou seja, fecha os olhos e vota no primeiro número que lembrar(o voto é dado através do número do candidato).
Entretanto, o poder legislativo é quem elabora as leis. Ou seja, quem influencia a nossa vida mais diretamente são eles. São eles, na verdade, que mandam no país, já que o poder executivo apenas executa as leis e o único poder que tem a mais que os legisladores é o de sanção e o de veto.
Por isso, é importante dar a qualquer eleição de legislativo uma atenção igual ou maior do que a dispensada aos cargos do executivo. Afinal de contas, você não deixa qualquer pessoa tomando conta de seu dinheiro, sua casa ou seus filhos, por exemplo. O mesmo cuidado deve-se ter ao votar.
Por isso, pesquise sobre a vida dos candidatos. Verifique se ele tem compromisso com as questões sociais e se ele não tem passado de crimes ou corrupção. E não vote por votar. Vote com plena consciência de que escolheu a pessoa certa para cuidar de sua cidade, estado, país, seja nas eleições de executivo, seja na de legislativo.
Fica a dica.