terça-feira, 1 de julho de 2008

O encontro do tradicional com a modernidade na música: Cordel do Fogo Encantado


Muitos de vocês já devem ter ouvido falar neste grupo musical. Trata-se do Cordel do Fogo Encantado, conjunto musical oriundo da cidade de Arcoverde, Pernambuco. O Cordel começou como um grupo teatral em 1997, que apresentava um espetáculo que reunia música e poesia.Fundada por Lirinha, Clayton Barros e Emerson Calado, todos ligados ao teatro, o Cordel recebeu posteriormente mais dois componentes: : os percussionistas Nego Henrique e Rafa Almeida, e a partir daí, iniciaram sua trajetória musical que atingiu o auge nos últimos anos.
Na suas letras, o Cordel leva para a música a poesia e a magia da literatura de cordel e do cancioneiro popular. Na sua música, os ritmos tradicionais do sertão nordestino, influenciados pela música africana e até pelo rock e pelo rap, o que confere ao Cordel um quê de modernidade.
O Cordel do Fogo Encantado, portanto, traz, em um só espetáculo, vários elementos culturais: o teatro, a dança, a literatura, a poesia, a religiosidade, a cultura popular e a música, seja ela tradicional ou contemporânea.
Fica até difícil classificar o Cordel do Fogo Encantado nos rótulos musicais que conhecemos, já que eles formaram uma identidade própria. Claro que o Cordel parte de elementos pré-existentes, mas que unidos, dão corpo e alma às canções de Lirinha e seus companheiros.
E para quem ainda não conhece o Cordel, trago uma pequena amostra do trabalho do conjunto.
O nome da canção a seguir é "Palhaço do circo sem futuro".

2 Digressões

¿Controversy! disse...

Vou prestar atenção no vídeo. Porém, afirmo que é sempre bom novas tendências e essa expressão singular da cultura nacional.
Por essas e por outras é que podemos dizer que o Brasil, culturalmente falando, é um país ímpar e de um povo que não merece o que tem.
¿Beijos!

Unknown disse...

Difícil escolher um post para comentar. Fico com Cordel que admiro e acompanho a carreira destes jovens irreverentes que fazem da cultura de Pernambuco arte e emoção para todo o Brasil! Parabéns pelo blog, passarei mais por aqui para ver com calma.

Abraços
Berenice

http://blogdaberenice.blogspot.com/2008/06/crepsculo.html

Postar um comentário