sábado, 26 de julho de 2008

A importância do voto para o poder legislativo. Por que ninguem dá importância?


Como este é um ano de eleições, acho oportuno falar de um assunto sério, mas que infelizmente as pessoas não dão a devida importância. O voto para representantes do poder legislativo( no caso deste ano de 2008, vereadores).
Nota-se, que, culturalmente, brasileiro só dá importância ao voto para representantes do poder executivo (no caso das eleições deste ano, prefeitos) e é mais criterioso na escolha dele. Isso se deve a educação positivista que tivemos na infância, que valorizava os ditos "heróis nacionais". Por isso o brasileiro espera que um "salvador da pátria" assuma o poder e resolva os problemas do nosso Brasil varonil. Entretanto, negligenciam o voto para legisladores (que são em maior número e que tem sempre um maior número de candidatos). Geralmente esse voto é dado para políticos de bairro, parentes, amigos, professores e, o mais preocupante, aquele que troca o voto por alguma benfeitoria, mínima que seja, ou até brindes e presentinhos ordinários, como camiseta, chaveiro e dentaduras.
Outro fator que faz com que muitos eleitores negligenciem o voto aos legisladores é o fato de ter de votar em alguém, pois o voto é obrigatório. E, como muitos eleitores não conhecem ou tem dúvidas a respeito de voto nulo e voto em branco (confesso que eu mesmo as tenho), votam em qualquer um, ou seja, fecha os olhos e vota no primeiro número que lembrar(o voto é dado através do número do candidato).
Entretanto, o poder legislativo é quem elabora as leis. Ou seja, quem influencia a nossa vida mais diretamente são eles. São eles, na verdade, que mandam no país, já que o poder executivo apenas executa as leis e o único poder que tem a mais que os legisladores é o de sanção e o de veto.
Por isso, é importante dar a qualquer eleição de legislativo uma atenção igual ou maior do que a dispensada aos cargos do executivo. Afinal de contas, você não deixa qualquer pessoa tomando conta de seu dinheiro, sua casa ou seus filhos, por exemplo. O mesmo cuidado deve-se ter ao votar.
Por isso, pesquise sobre a vida dos candidatos. Verifique se ele tem compromisso com as questões sociais e se ele não tem passado de crimes ou corrupção. E não vote por votar. Vote com plena consciência de que escolheu a pessoa certa para cuidar de sua cidade, estado, país, seja nas eleições de executivo, seja na de legislativo.
Fica a dica.

9 Digressões

Anônimo disse...

Pois é amigo, infelizmente o Brasileiro não se interessa por política, só sabe reclamar dos Políticos e se esquece que o poder está nas nossas mãos, pois nós é que elegemos eles e com certeza, o Legislativo é de suma importância, pois é lá que são elaboradas as leis.

Edu França disse...

Boa sorte nessa luta romântica, eu valorizo essa iniciativas como a sua pq eu sou cético quanto ao quadro político e com a postura do povo.

Nárlir disse...

Não é fácil. Às vezes você pesquisa a vida do candidato, suas benfeitorias e propostas e no fim acaba em pizza: ao ganhar a eleição ele muda o seu perfil e faz coisas que não condiziam com a vida que tinha antes.

Além disso, não confio nas urnas eletrônicas...

um abraço
se der, dá uma passada no meu blog:
http://entrevendo.blogspot.com/

Fabio disse...

mto bom texto... adorei!!!

Luiz Carlos disse...

Ser eleitor no Brasil é um ato de heroismo...é preciso uma persistencia fora do comum
Mais se desistirmos será pior
Muito bom o texto

Abração

http://vcprecisaver.blogspot.com

Cássio disse...

Parabéns pela iniciativa!Porém, eu até que tentei, pesquisei o históricos de todos e adivinhe?Todos corruptos!Ai vc quer que eu vote numas pessoas dessas?
Eu simplesmente não dou o meu voto para nenhum destes, pois, hoje em dia, não acredito em mais ninguém!
Como na sociedade, que como vc mesmo disse, vota no primeiro numero que lembra!Ou as vezes vota apenas pq ele prometeu-lhe algo em particular e não pelo que ele é capaz de fazer!Mas enfim, boa sorte na sua luta!
Abraços.
http://oediporei.zip.net/

Valfredo Mateus disse...

No interior de muitos estados brasileiros é possível observar com maior exatidão e certeza a temática abordada pelo teu post. Não sei se a culpa é diretamente do povo mesmo ou, indiretamente, porque tem uma existência tão "severina". Como concientizar um povo tão sofrido? É mais fácil abrir mão de um voto consciente em prol de um balde d'água, de um remédio para um recém-nascido q arde em febre. O pior é que os políticos se aproveitam disso, da miséria humana para se perpetuarem no poder. Eu admiro muito sua iniciativa, mas não vou fingir um otimismo. Assim, estaria eu tapando o sol com a peneira. Eh tudo muito dificil de mudar, muito mesmo. A questão não é tão facil qnto parece.
Politica(-gem) a parte, parabéns pelo post sobre o cordel. Conheço a banda demais, jah fui a vários shows e possível não se emocionar com a energia dos caras em cima do palco. Além do mais, sou de PE, e ver bandas como "cordel" dentre várias outras q enriquecem o nosso Estado é o mesmo que escutar o Leão do Norte gritando para o Mundo.

Abraço, cara!
Gostei do blog!
Voltarei mais vezes.
Inteh!

Unknown disse...

Hoje há muita corrupção no Brasil,principalmente na política. Não há uma renovação e os candidatos são sempre os mesmos. Falta honestidade e transparência, mas eu sou uma pessoa que voto no candidato com quem mais simpatizo, naquele que realmente me conquista com suas propostas. Não voto naquele ques está na frente.

Guilherme Freitas
www.blogdacomunicacao.com.br

Paulo R disse...

Ótimo texto. Gostei bastante, a política brasileira realmente está indo de mal a pior. E os brasileiros só querem saber de vender seu voto em troca de favores. É deplorável

Postar um comentário