sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Curiosidades Olímpicas: Primeira medalha Olímpica do Brasil

Em clima de Olimpíadas, aproveitarei para postar sobre algumas curiosidades dos jogos.
Alguém sabe dizer de bate pronto quem foi que ganhou a primeira medalha do Brasil em Olimpíadas? E em que modalidade?
Somos conhecidos por ser o país do futebol e do vôlei. Só que nosso primeiro triunfo foi num esporte que não é lá muito conhecido e popular (embora seja praticado amadoristicamente e sem fins esportivos por muitos brasileiros). O Tiro.
Sim, e a primeira medalha foi logo a de ouro e foi conquistada por Guilherme Paraense (1884-1968).


Militar, nascido no Pará (dã), Guilherme disputou, juntamente com a equipe de tiro, as Olimpíadas da Antuérpia, de 1920, sétima olimpíada da história moderna e primeira em que o Brasil teve representantes.
A equipe de tiro teve um revés que poderia muito bem ter impedido tal façanha. As armas foram furtadas na viagem e a equipe chegou lá sem armas para disputar. E agora?
Felizmente, a gentil equipe americana de tiro, mesmo sendo adversária, cedeu suas armas aos brasileiros, para que estes pudessem concorrer na prova.
E as armas foram "pé-quente". Além da primeira de Guilherme Paraense, os atiradores brasileiros ainda trouxeram uma prata e um bronze no tiro.
Temos que destacar, além do feito dos nosso bravos soldados atletas, o espírito olímpico que fez com que os americanos ajudassem a equipe brasileira. Foi um ato nobre e que poderia muito bem ter continuado ao longo das Olímpiadas.
Maaaas, infelizmente, gestos como este não se repetem mais. Cada equipe esportiva cuida do seu e pronto. O sentimento de competição a todo custo é o que impera hoje.
E outra nota triste é que tal feito de Guilherme Paraense e seus companheiros não teve o tratamento, a homenagem e o reconhecimento merecidos. Embora na época, houve algumas ações de homenagem aos atletas, a conquista não foi bem divulgada e, com o passar dos anos, terminou praticamente esquecida. Tanto que Guilherme morreu esquecido e só teve homenagens alguns anos depois de sua morte. Mesmo assim, pouca gente, atualmente, ouviu falar dessa conquista olímpica.
E considero importante que a memória do esporte, assim como qualquer memória histórica, não seja ignorada por nós. Guilherme e seus companheiros abriram, a partir de Antuérpia, as portas para que os atletas brasileiros pudessem se destacar no maior evento esportivo do mundo. Merece sim nossa homenagem e eu já estou fazendo minha parte.
Obrigado, Guilherme Paraense.


Fontes da pesquisa:
http://www1.uol.com.br/olimpiadas/2000/historia/1920.shl
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guilherme_Paraense
Home page de André Luis Ogando( neto de Guilherme Paraense)

Postagem publicada também no Ora píulas! , meu blog pessoal.

Welton Nogueira.

4 Digressões

Cruela Veneno da Silva disse...

para mim se trouxer a medalha do futebol feminino já tá de bom tamanho.

Henrique Alvez disse...

Showz
Mas hj em dia tah difícil ganhar uma medalha heim......

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
¿Controversy! disse...

Infelizmente, somos um país em que as pessoas têm memória curta e o imediatismo, somente, é lembrado. Agora sei o porque de tanta placa de trânsito, sinal etc. As pessoas deve ser alertadas e lembradas a todo momento. Aliás, um país sem cultura, sem educação e sem patriotismo, tente a ficar a mercê de quem tem o poder.
¿Abraços!

Postar um comentário