sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Alguns aspectos do estilo clariceano.


Clarice desenvolveu um estilo literário ímpar. Com livros marcados por singularidades e inovações lingüísticas, Clarice encabeça a lista dos escritores que mais incorporaram traços inéditos à literatura nacional.

A ficção clariceana se concentra nas regiões mais profundas do inconsciente, ficando em segundo plano o meio externo, pois quase tudo se resume à mente das próprias personagens. Portanto, Clarice Lispector é o principal nome de uma tendência intimista em nossa literatura. O ser, o estar no mundo, o intimismo formavam o eixo principal de questionamentos tecidos em seus romances introspectivos. Clarice não centra sua obra no social, no romance engajado, mas sim no indivíduo e suas mais íntimas aflições, reproduzindo pensamentos das personagens.

Artifício largamente utilizado por James Joyce e Proust, o fluxo da consciência marca indelevelmente a literatura de Clarice Lispector. Tal aspecto consiste em explorar a temática psicológica de modo tão profundo que o assunto nunca é completamente explorado, ou seja, as diversas possibilidades de análise psicológicas e a complexividade da temática contribuem para a inesgotabilidade do assunto.
Em Clarice, o fluxo da consciência indefine as fronteiras entre a voz do narrador e a das personagens, de modo que reminiscências, desejos, falas e ações se misturam na narrativa num jorro desarticulado, descontínuo que tem essa desordem representada por uma estrutura sintática caótica. Assim, o pensamento simplesmente flui livremente, pois as personagens não pensam de maneira ordenada, mas sim de maneira conturbada e desconexa. Portanto, é a espontaneidade da representação do pensamento das personagens que caracteriza o caos de tal marca literária.

O monólogo interior é outro artifício utilizado por Clarice que contribui para a construção da atmosfera introspectiva. Essa técnica consiste em reproduzir o pensamento da personagem que se dirige a si mesmo, ou seja, é como se o “eu” falasse pra si próprio. Registra-se, portanto, o mergulho no mundo interior da personagem que revela suas próprias emoções, devaneios, impressões, dúvidas, enfim, sua verdade interior diante do contexto que lhe é posto.

Muitos críticos afirmam que Clarice Lispector é a pioneira no emprego da epifania na prosa brasileira. “No sentido literário, a "epifania" é um momento privilegiado de revelação, quando acontece um evento ou incidente que "ilumina" a vida da personagem.” Assim, pode-se dizer que nos textos de Lispector, o objetivo maior é o momento da epifania: por meio de uma espécie de revelação (o que se dá por meio de um fato inusitado), a personagem descobre que vive num mundo absurdo, causando um desequilíbrio interior que, por sua vez, provocará uma mudança radical na vida da personagem.

É também peculiaridade da autora a construção de frases inconclusas e outros desvios da sintaxe convencional, além da criação de alguns neologismos. Clarice não adota o padrão da gramática normativa, pois tem na valorização da expressividade do texto a regra primordial de sua literatura. Assim, as frases não são feitas com o rigor gramatical e coerente, mas sim com o primor e o viço da expressão artística.
Clarice Lispector vai além da moda!

Heitor Nogueira.

34 Digressões

Anônimo disse...

Concordo em gênero, número e grau, Clarisse Lispector é o que há de melhor em nossa Literatura.

Erich Pontoldio disse...

Na época de colegial li muuito Clarice e adorava.

Janaina W Muller disse...

Sei que a literatura brasileira é rica, mas nunca fui muito inclinada a essa leitura. Só que no colegial fui obrigada e ler "A Hora da Estrela" e tenho que admitir que gostei muito! :D

Abraços.
='-'=


http://nerdezasaleatorias.blogspot.com/

Débora disse...

Adorei seu blog de cara. sou apaixonada pela obra da Clarice!Sem dúvida uma genial escritora e filósofa.
Um abraço

Silvana Persan disse...

acho muito bom alguém falar de Clarice. principalmente porque é moda citar Clarice. e esses modistas, que nada sabem sobre ela, além da frase que resolveram adotar, deveriam se informar e tê-la não só como "matéria" de colégio.
o que mais me encanta em Clarice é sua personalidade, forte sem deixar de ser feminina, uma mulher à frente de seu tempo.

bjs

Jota disse...

layout pesado

Mano Guardanapo disse...

Admiro a coragem que vocês tem para escrever sobre assuntos mais "sérios" e intelectuais, até mesmo por este não ser um estilo muito valorizado no mundo dos blogs.
Porém acho que seria interresante duas mudanças na forma de blogar de vocês:
*Usar uma linguagem mais simples para poder abranger um grupo maior de pessoas e até mostrar e ensinar para leigos estes assuntos.
*Utilizar de textos mais reduzidos para criar textos de leitura dinâmica, o que estimularia mais seus leitores, e tornariam os assuntos menos monótonos.

Anônimo disse...

Clarice é um sem duvidas um ícone em nossa literatura e vem inspirando muitos de nossos novos escritores.

Belo post!

http://comideiaseideais.blogspot.com

Ellen Regina disse...

Excelente post. Excelente tema. Sou escritora e fico feliz com esse tipo de resgate aos nossos "patrimônios" culturais. Parabéns.

ellen regina.
www.facetasdemim.blogspot.com

Luiz Carlos disse...

Sou fã dela, até hoje nunca deixo de apreciar sua obra. Escritora magnifica

Abraço

Pedro Pyratero disse...

cara, sinceramente, seu blog parece ser bom, mas essa cor de fonte com o fundo preto, doi na vista(pelo menos na minha)http://pedropyratero.blogspot.com/

Marta disse...

Eu adoro ler e a Clarice sem dúvida merece aplausos. Ótimo post! Parabéns!

Um abraço, Marta

http://martateixeira.spaces.live.com

ROBINSON ROGÉRIO disse...

realmente clarice é única,e o fato dela ter nscido em outro país foi ótimo pra ela trazer uma nova roupagem para a nossa literatura.

Li uma vez Clarice e confesso que gostei,mas nah foi tão apaixonante como outras obras que eu li.

Mas eu adoro ler e talvez se eu ler ela hj talvez venha a gostar]]

abraços

Anônimo disse...

Clarice é uma excelente escritora, embora não seja minha preferida. Excelente post!

Paulo R disse...

O jeito que a Lispector vai além do psicológico da pessoa é ótimo.
Perto do Coração Selvagem é divino..

Ótimo Post

Anônimo disse...

Adorei esse tópico porque adoro os livros e o estilo da Clarice Lispector.
Já li quase todos os livros dela.
www.analucianicolau.adv.br

Karla Hack dos Santos disse...

Sim... Clarice vai além, muito além, da moda!
E este estilo intimista dela é algo fantástico, deixa que seus textos fluam com o tempo e com o grau de experiência do leitor.
Acho que por isto, quando era mais nova, tinha eu uma dificuldade grande em ler Clarice... Mas, com o tempo, apaixonei-me!
Ela é atemporal!

;D

bjus

Fabíola Oliveira disse...

Por incrível que pareça, não tenho lembrança alguma de já ter lido Clarice Lispector, mas, pelo descrito em seu texto, gostei do estilo como ela escreve. pareceu-me bem profundo!

Hugo Grokskreutz disse...

É difícil encontrar pessoas que gostam de verdade.. grande parte delas são pseudo-fãs que nunca sequer leram um livro e ficam falando que gostam.
Parabéns pelo Post!

www.blogdohugo.com

Fernanda Fernandes Fontes disse...

Nossa...sou uma devoradora de livros, adora ler e leio bastante. E acabei de descobrir q nunca li Clarice Linspector...q isso...q absurdo! E até me identifiquei (é claro q não chego nem aos pés dela..rs) com o q ela escreve. Meus textos vão pelos caminhos q vc descreveu...

Adorei seu blog, amo, amo literatura e te convido a visitar o Degustação Literária qdo der...
http://degustacaoliteraria.blogspot.com/

Espero q goste. Abraços!

Anônimo disse...

Clarice é uma excelente escritora, embora não seja minha preferida. Excelente post!

Rosangela A. Santos disse...

Não tive a portunidade de ler um livro dela .. já vi muito textos soltos, vi um entrevista dela na cultura e ela é realmente fascinate.

Abç..

Anônimo disse...

Percebe-se muito dessa introspecção em A Paixão segundo G.H. e A Hora da Estrela. Gosto muito de Clarice.

www.opatifundio.com

Levi Ventura disse...

Muito bom esse texto sobre a grande Clarice, ela foi uma ótima escritora, amo os livros dela

Leonardo disse...

Sou fão do livro Hora da Estrela...

Abraços!

Alexandre Silva disse...

Cara, ótimo texto. Mas eu, como alguns acima, só li Clarice no colegial msm assim obrigado...rsrsrs
Abcs

Caio Rudá de Oliveira disse...

De Clarice, só li A hora da estrela, muito bom por sinal.

É interessante a forma como ela arquiteta esse romance. Linguagem simples mas rica, história aparentemente boba mas de grande significação.

Eu simplesmente adorei esse artigo sobre Clarice. Impecável em forma e conteúdo!

Blog Esponja disse...

Clarice Lispector foi uma grande escritora e elevou ainda mais o nivel da literatura.

Já li alguns de seus livros e gostei muito.

Blog Esponja ®
www.blogesponja.net

Anônimo disse...

amo clarice!!

Unknown disse...

Gosto muito do jeito que ela escreve. Apesar de não ter lido muitos livros de Clarice, a considero uma das melhores.

http://maynabuco.blogspot.com

Veiga disse...

uma das melhores!

xD

Bruno C. disse...

Clarice, uma mulher de garra!!! Adoro os lvros dela..

Provisório disse...

Adoro Clarice...
ela escre muito...

Stéphanie Lobo *-* disse...

estou no 3° no Ensino medio,e semana que vem tenho que apresentar um trabalho sobre Clarice Lispector e gostaria qe me ajudassem se puderem,
A tematica da Clarice intão era voltada masi pro indivíduo, pras aflições mais intimas, e nao pro romance, certo?

Postar um comentário