quarta-feira, 28 de maio de 2008

Análise publicitária: Comercial da Sky e responsabilidade ambiental.

Olá.
Bem, alguns de vocês já devem ter visto o comercial da Sky da árvore.
Senão, veja-o agora no vídeo abaixo:




Antes de discorrer sobre ele, vamos dar os créditos do comercial:

FICHA TÉCNICA:

TÍTULO: ÁRVORE
PRODUTO: AQUISIÇÕES
CLIENTE: SKY
AGÊNCIA: GIOVANNI+DRAFTFCB
DIREÇÃO DE CRIAÇÃO: Adilson Xavier, Ricardo John e Sidney Araújo
CRIAÇÃO: Ricardo Martin

PRODUTOR AGÊNCIA/RTVC: VICTOR ALLOZA / VIVIANE GUEDES
ATENDIMENTO AGÊNCIA: Mauro Silveira, Larissa Zucatelli e Marco Aymoré
APROVAÇÃO CLIENTE: Luiz Eduardo Baptista da Rocha, Agrício Neto, Marcelo Miranda e Cristiane Stuart
PRODUTORA DO FILME: MARGARIDA FLORES E FILMES
DIREÇÃO: PEDRO BECKER / BRUNO VIANNA / GUSTAVO BRAGA
MONTAGEM: PEDRO BECKER
PÓS-PRODUÇÃO: ILEGAL FX
PRODUTORA DE SOM: HILTON RAW.

Pois bem. Este filme, como era de se esperar de um comercial, está nos apresentando um diferencial do serviço de TV a cabo Sky: o guia de programação disponível na tela, através do controle remoto.Explicando melhor o conceito, diferencial é a característica que deve orientar a preferência do consumidor por determinado produto/serviço em detrimento dos demais. E, como estamos numa época em que se discute muito a preservação do meio ambiente, a criação partiu desse mote. E agregou mais valor ainda ao diferencial: o caráter de preservação ambiental, já que a Sky não derruba árvores para confeccionar guias para divulgar a programação aos assinantes.

Ou seja, o pessoal da criação matou três coelhos com uma “caixa d’água” só: vendeu seu produto através do diferencial, agregou à empresa a imagem de preservadora do meio ambiente, que gera simpatia por parte do público e (o que mais gostei nessa história) alfinetou a concorrência.

Os temas meio ambiente e responsabilidade ambiental estão sendo muito explorados. Porém, apesar dessa recorrência, são bem aceitos pelo público. E o comercial da Sky, na minha opinião não foi mais um. A criação explorou o tema com bastante sabedoria e visão de ambiente social e de mercado.

7 Digressões

Heitor Nogueira disse...

A Faber-Castell tem uma política semelhante. Apesar de utilizar madeira para fazer lápis, desenvolve o reflorestamento.Por isso, compro lápis da Faber-Castell, embora seja mais caro!
PROPAGAN-DA-DA-DA-DA...

Anônimo disse...

isso faz toda a diferença
pro exemplo hoje com certeza se precisar abrir conta em outrobanco,escolheria o banco Real!

O Blogueiro disse...

Pow foi muito inteligente mesmo, hoje em dia todo mundo quer mostrar seu lado ambientalista pq ganha muitos pontos com os consumidores e desse jeito a SKY como você disse matou 3 coelhos com um caixa d´agua só mesmo!!


abraços


Mijei de Rir - Alegria e diversão!

Stanley Marques disse...

Difícil acreditar que ainda há empresas, e diga de passagem que a grande maioria, não acordaram para o grande negócio que se tornou o meio ambiente. Hoje preservá-lo virou sinônimo de educação, a meu ver seria uma obrigação. Ponto pra Sky.

www.antologiaracional.com

¿Controversy! disse...

Muitas empresas, hoje, falam em preservação do meio ambiente e de políticas para conter a devastação acelerada e incoseqüente da natureza. Entretanto, temos que ter cuidado para não sermos enganados com propagandas falsas. Uma coisa é fazer um belo discurso, outra é agir de maneira politica e ecologicamente correta.
¿Abraços!

Unknown disse...

Interessante o vídeo!!!
Passarei mais vezes por aqui com mais calma para ler sobre uns assuntos do meu interesse que eu vi.
abraço

Lucas Oliveira disse...

muito bom o vídeo!!!

parabens pelo blog!


gostei dele!

abçs

http://lucasjdeoliveira.blogspot.com/

Postar um comentário